sábado, 2 de fevereiro de 2013

Assunto: Cutículas, tirar ou não tirar + Cuidados

Olá gurias, hoje vim fazer um post sobre uma coisa que lidamos sempre que vamos pintar as unhas, trocar de esmalte e algo que envolva nossos vidrinhos coloridos. A cutícula.



Primeiro vamos saber oque são as cuticulas. 


Juntamente com as unhas existe uma pele que cresce de acordo com o crescimento da unha, a isso damos o nome de cutícula, essa pele tem a função de proteger a unha para evitar que bactérias e outros microrganismos possam entrar em contato com a corrente sanguínea  gerando doenças, infecções ou outros problemas. 


O que ocorre é que desde muito tempo essa pele que tem uma função tão importante vem sendo retirada. Com auxilio do alicate, essa pele é retirada pois algumas vez criam pelinhos que ficar "de pé" e incomodam, ou outras vezes por que aquela pessoa acha que o acabamento do esmalte fica mais bonito e aquela coisa. 

Oque acontece é que quando a cutícula é retirada provoca uma inflamação no local e faz com que elas cresçam em desníveis. Ainda mais grave é que quando a cutícula é muita machucada permite a entrada de fungos, bacterias e até de produtos quimicos que podem gerar uma alergia, ou alguma doença mais grave.





De uns tempos para cá muitas mulheres vem entendendo que as cutículas não devem ser removidas, e que servem para proteger as unhas. O que pode ser feito com as cutículas ao invés de retira-lás é empurra e dar uma atenção especial a elas como hidratar para que elas fiquem bonitas e não sejam preciso tirar. 


No mercado temos uma enorme variedade de produtos para cutículas  de todos os preços e variados estilos: em gel, liquido, cremoso,spray... o que não falta são opções. 






Cutículas bem cuidadas e hidratadas, evitam com que elas fiquem rebeldes e precisem ser retiradas. Além disso você cuida da sua saúde sem correr riscos. 



Abaixo vou colocar o passo a passo da manicure sem precisar retirar as cutículas:


1? Lixe as unhas da maneira habitual. Passe um esfoliante nas mãos e lave-as bem
.
2 ? Passe o amolecedor de cutículas em toda unha, massageando e coloque os dedos em um potinho com água morna. Aguarde uns 4 minutos.

3 ? Com uma espátula própria, empurre delicadamente sua cutícula para baixo, desenhando o contorno da unha. Atenção, esse processo tem que ser feito com delicadeza para não agredir a pele. 

4 ? Enxugue um dedo por vez. Atenção agora: Use um bom e afiado alicate APENAS para tirar as pelinhas que levantaram quando você empurrou com a espátula. Não é para sair arrancando tudo, muito menos a cutícula, só corte as pelinhas que levantaram. Repita o processo em todas as unhas.

5- Seque as mãos e finalize com um creme hidratante.

6 ? Esmalte com a cor escolhida.
Essa é a manicure básica para você começar seu processo de não tirar as cutículas. Se você faz suas unhas sozinha, será mais fácil. Se for cliente de um salão, converse com sua manicure e comunique a ela sua decisão e explique como você quer que ela faça suas unhas.










E para finalizar o post, algumas dicas uteis.



- Leve sempre com você seu hidratante de cutículas e tendo um tempinho não hesite em passá-lo.

- Nunca leve as mãos a boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas. 

- Durante o processo, quando você for esmaltar as unhas, é provável que as cutículas atrapalhem a limpeza das unhas na base. Se você acabou de fazer a manicure e já hidratou as mãos, basta esmaltá-las. Se você vai apenas esmaltar ou trocar o esmalte, lave e hidrata bem as mãos. Com a espátula, desenhe o contorno das unhas na base, empurrando a cutícula para ela permanecer afastada. O segredo é a pele estar hidratada e macia, para você conseguir um bom acabamento. Se ela estiver ressecada, fica difícil mesmo de fazer a limpeza. Mas atenção, depois que empurrar a pele com a espátula, limpe bem a superfície das unhas com um algodão embebido em removedor de esmalte. O creme na unha prejudica a fixação do esmalte!!

- Acetona nunca! Ela é uma das grandes vilãs do ressecamento. Escolha os removedores de esmaltes, sempre.

- Teste diversos produtos antes de decidir por um. Às vezes o que é bom para uma pessoa pode não ser para você. Faça testes, sempre!





Bom meninas é isso, sei que o post ficou longo e acho que um pouco chato, mas acho que todas nos que vivemos nesse mundo de esmaltes coloridos, e de milhões de vidrinhos e que costumamos pintar as unhas mas frenquentemente temos que saber um pouco mais sobre isso.


Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida deixem nos comentários.


Beijos! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário